Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Próxima Sessão

4ª Sessão Extraordinária - Dia 06 de Abril de 2020 às 18:00hs. - Transmissão ao Vivo - ON-LINE

9ª Sessão Ordinária - Adiada devido Coronavírus (COVID-19)

Configuração Mínima para Assistir a Transmissão - Internet Mínima 500 Kbps Download.

  • Ary Alberti Neto - PDT
  • Vereadores
    16ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    Ary Alberti Neto
AGENDA DO LEGISLATIVO
< Junho de 2020 >
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Legenda
Feriado Municipal
Feriado
Data Comemorativa
Agenda Contenda
Diversos
Sessão

Agenda de eventos


Natal

Data: 25/12/2020 às 00:00:00

Local: Internacional

Descrição: O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro, dia em que se celebra o nascimento do Menino Jesus. Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso. Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo, independente da religião, todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira. As festividades do Natal, no Brasil, começam na véspera, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto. Origem do Natal No século III d.C, a Igreja queria converter os povos pagãos para o Império Romano, para que eles passassem a comemorar o nascimento de Jesus. Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para encontrar o Menino Jesus, o que é comemorado no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis. Símbolos do Natal Existem uma série de símbolos natalinos que são usados para decorar as casas e ruas. Os mais populares são a árvore enfeitada, o presépio, para simbolizar o nascimento de Jesus, as velas e os sinos. Outra figura muito importante é o Papai Noel, personagem que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres. Nicolau deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica. Mensagens de Natal “Que neste Natal as bênçãos de Deus caiam sobre toda a sua família! Que neste dia tão feliz e cheio de ternura, os laços familiares e das amizades fiquem mais apertados! Feliz Natal!” “Meu querido amigo, chegou mais um Natal e mais um ano está chegando ao fim… Vamos aproveitar para agradecer por todos os objetivos alcançados e por todas as glórias recebidas! Vamos também agradecer por ter tido a oportunidade de aprender com os nossos erros… Neste dia especial, que lembramos do nascimento do menino Jesus, vamos nos dedicar a renovar a esperança e a fé no mundo! Feliz Natal!”


Não será transmitido ao Vivo




Início do Verão - Solstício de Verão

Data: 21/12/2020 às 07:02:00

Local: Hemisfério Sul

Descrição: O início do Verão 2020/2021 acontece dia 21 de dezembro de 2020 à 07h02. Esse dia é chamado de Solstício de Verão. O verão é a estação que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol. Solstício de verão 2020 O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2020, o solstício de Verão será à 07h02???????, em 21 de dezembro, no Brasil. Veja aqui mais informações sobre o Horário de Verão. E aproveite as nossas dicas para atualizar sua leitura nessa época do ano, leia: Verão: livros imperdíveis para as férias. Equinócio: o fim do verão O fim do verão é também marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 20 ou 21 de março???????, marcando o fim do verão. No equinócio, o dia tem a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.


Não será transmitido ao Vivo




Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Data: 12/12/2020 às 00:00:00

Local: Internacional

Descrição: O Dia de Nossa Senhora de Guadalupe se comemora anualmente em 12 de dezembro. Neste dia, se festeja o milagre a impressão da imagem de Nossa Senhora no manto do indígena Juan Diego. Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira do México, Filipinas, de todo continente americano; e das crianças que correm perigo de não nascer. Origem de Nossa Senhora de Guadalupe Conta-se que um índio da etnia chichimeca, chamado Juan Diego, viu a Virgem Maria quatro vezes entre os dias 9, 10 e 12 de dezembro, na localidade de Tepeyac, atual Cidade do México. Nessas aparições, Ela lhe teria pedido que comunicasse ao bispo Juan Zumárraga seu desejo de que se levantasse um templo em sua honra. O índio a princípio recusou a tarefa, mas levou a mensagem ao bispo mesmo assim. Este, por sua vez, lhe pediu uma prova, a fim de averiguar a veracidade do que afirmava Juan Diego. No dia 12, a Virgem Maria lhe dá a prova pedida, que seriam as rosas que teriam brotado milagrosamente em pleno inverno. Ao chegar diante do bispo, Juan Diego abre sua “tilma” (espécie de poncho) e, além das rosas, se descobre que ficou impressa nesta roupa, a imagem de uma mulher que foi identificada como Nossa Senhora. A origem do nome Guadalupe seria o modo como o bispo, que era espanhol, entendeu o nome indígena pronunciado por Juan Diego: coatlaxopeuh. Esta palavra significa "aquela que aplasta a cabeça da serpente". A palavra "guadalupe", porém, é de origem árabe e é o nome de uma imagem de Nossa Senhora venerada na Espanha. Os Olhos de Nossa Senhora de Guadalupe A devoção de Nossa Senhora de Guadalupe atravessou os séculos e faz parte da identidade mexicana. A imagem foi objeto de inúmeras investigações científicas e numa delas, oftalmologistas mexicanos descobriram que os olhos da imagem possuem as mesmas propriedade que um olho humano. Em 1979, o Dr. José Aste Tönsmann analisou os olhos de Nossa Senhora de Guadalupe com a técnica de digitalização, a mesma que se usa para analisar as fotos de satélites. Ali descobriu que refletidos nos olhos estavam gravados treze pessoas e se vê a figura de Juan Diego, do bispo Juan Zumárraga, além da cena da impressão da imagem na tilma.


Não será transmitido ao Vivo




Dia da Consciência Negra

Data: 20/11/2020 às 00:00:00

Local: Nacional

Descrição: O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. A música, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e valorizar a cultura afro-brasileira. Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra Confira os estados e cidades que consideram o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado: Alagoas - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95 Amazonas - Todos os municípios, Lei nº 84/2010 Amapá - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007 Bahia - 3 municípios Espírito Santo - 2 municípios Goiás - 4 municípios Maranhão - 1 município (Pedreiras) Minas Gerais - 11 municípios Mato Grosso do Sul - 1 município (Corumbá) Mato Grosso - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002 Paraná - 3 municípios Rio de Janeiro - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002 Rio Grande do Sul - Todos os municípios - facultativo, Lei Estadual nº 8.352 São Paulo - 102 municípios Tocantins - 1 município (Porto Nacional). Origem do Dia Nacional da Consciência Negra O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios História de Zumbi No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, liderado por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas. O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.


Não será transmitido ao Vivo




Dia da Bandeira

Data: 19/11/2020 às 00:00:00

Local: Nacional

Descrição: O Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro. Esta data não é feriado nacional no Brasil. Nesta mesma data, em 1889, ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil. No dia 19 de novembro de 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. A nova bandeira, desenhada por Décio Vilares, foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação. A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros. Atividades para o Dia da Bandeira: O Dia da Bandeira é comemorado com várias atividades, onde normalmente se canta o Hino à Bandeira. Faça uma colagem da bandeira brasileira com bolinhas de crepom; Recorte, monte e cole a bandeira usando as cores certas; Cante o Hino à Bandeira; Faça uma peça de teatro sobre o Dia da Bandeira; Crie um poema em homenagem à bandeira brasileira; Normalmente, como forma de celebrar esta data, escolas, clubes, órgãos governamentais e demais instituições públicas e privadas organizam desfiles ou eventos que visam manifestar o patriotismo e amor pela nação brasileira. Cores da bandeira do Brasil: As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso". Cada cor possui um significado distinto: "branco", significa o desejo pela paz "azul", simboliza o céu e os rios brasileiros "amarelo", simboliza as riquezas do país "verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira) No entanto, as cores verde e amarelo já estavam presentes na antiga bandeira brasileira imperial. O verde significava o Casa de Bragança, de Dom Pedro I e o amarelo, a Casa dos Habsburgos, de Dona Leopoldina. O pavilhão verde e amarelo foi criação do pintor francês Jean-Baptiste Debret. Hino à Bandeira: O hino à Bandeira tem letra do poeta Olavo Bilac e música de Francisco Braga. Foi adotado em 1906 e é tocado especialmente em Brasília, por ocasião da troca de bandeiras e em comemorações cívicas. Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever, E o Brasil por seus filhos amado, poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira Pavilhão da justiça e do amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil!


Não será transmitido ao Vivo




Proclamação da República

Data: 15/11/2020 às 00:00:00

Local: Nacional

Descrição: O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente dia 15 de novembro e é considerado um feriado nacional. A Proclamação da República do Brasil foi realizada em 15 de novembro de 1889. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, a então capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império. Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e, posteriormente, se consagrou o primeiro presidente do Brasil. O Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador. A independência do país havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através da assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de Pedro I. Origem da Proclamação da República do Brasil Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento por parte do governo. A oposição ao Império também partiram da igreja, pois o Imperador detinha o poder de interferir na organização do clero no Brasil. O incidente da "Questão Religiosa" provocou um grande descontentamento nos bispos, padres e demais membros da Igreja Católica. Porém, o fato que potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888. Os grandes proprietários rurais escravocratas também passaram a se opor ao império, pois não receberam nenhum tipo de indenização pela perda da propriedade dos seus escravos. Sem querer provocar uma guerra fratricida entre os brasileiros, Dom Pedro II aceita ser expulso do Brasil na madrugada do dia 16 de novembro. Hino da Proclamação da República A letra do Hino da Proclamação da República foi escrita por Medeiros de Albuquerque, e a música composta por Leopoldo Miguez. Seja um pálio de luz desdobrado. Sob a larga amplidão destes céus Este canto rebel que o passado Vem remir dos mais torpes labéus! Seja um hino de glória que fale De esperança, de um novo porvir! Com visões de triunfos embale Quem por ele lutando surgir! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz! Nós nem cremos que escravos outrora Tenha havido em tão nobre País... Hoje o rubro lampejo da aurora Acha irmãos, não tiranos hostis. Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar Nosso augusto estandarte que, puro, Brilha, ovante, da Pátria no altar! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz! Se é mister que de peitos valentes Haja sangue em nosso pendão, Sangue vivo do herói Tiradentes Batizou este audaz pavilhão! Mensageiros de paz, paz queremos, É de amor nossa força e poder Mas da guerra nos transes supremos Heis de ver-nos lutar e vencer! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz! Do Ipiranga é preciso que o brado Seja um grito soberbo de fé! O Brasil já surgiu libertado, Sobre as púrpuras régias de pé. Eia, pois, brasileiros avante! Verdes louros colhamos louçãos! Seja o nosso País triunfante, Livre terra de livres irmãos! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!


Não será transmitido ao Vivo




Aniversário de Contenda - 69 Anos

Data: 14/11/2020 às 00:00:00

Local: Municipal

Descrição: Contenda é um município brasileiro do estado do Paraná, situado na Região Metropolitana de Curitiba com uma área de 344,8 km². Sua população, em 2010, era estimada em 15.858 habitantes. O município já foi conhecido como a Capital da Batata, em decorrência da grande produção do produto no região e grande parte de sua população reside no perímetro urbano do município. A sua zona rural é compreendida, em sua maior parte, de lavouras e de famílias de produtores rurais e alguns dos principais bairros rurais de Contenda são Catanduvas do Sul, Campestre, São Pedro e Serrinha. Etimologia De origem geográfica, constituindo-se em referência ao Ribeirão Contenda, que banha o território municipal. Contenda é designação de luta, guerra ou esforço para se conseguir algo: supõe-se que a denominação seja originária de uma disputa de terras às margens do Ribeirão Contenda, que na zona norte do município faz barra no Rio Izabel Alves, próximo de Serrinha. Esta denominação é conhecida a partir do final do século XIX. História A partir de meados do século XVIII, esta região passou a ser movimentada por conta da seção de sesmarias. Em torno de 1772, João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva, donos de extensas áreas de terra na freguesia de Santo Antônio da Lapa, legaram ao seu filho, padre João da Silva Reis, para imensa propriedade rural, que produzia gado, milho e feijão. Este religioso, que era vigário em São José dos Pinhais, para ficar mais perto de sua fazenda pediu transferência para a Lapa, sendo, por conseguinte, seu primeiro pároco. Mais tarde, o padre vendeu parte de suas terras a João da Cruz, o qual veio a estabelecer-se nesta região. João da Cruz tornou-se o primeiro grande proprietário de terras nesta região, após a subdivisão de sesmarias. Foi ainda patriarca de numerosa família, pai de de Amélia, casada com Bertoldo Nepomuceno, e de Abílio de Souza Pinto. De Amélia, João da Cruz teve os seguintes netos: Bento, Francisco, Ermelino, Antônio, Emílio, Placidina e Sebastião Nepomuceno Pinto. De Abílio de Souza Pinto e sua mulher nasceram: João, Francisca, que casou-se com Frederico Good Sobrinho e Juvêncio de Camargo e Souza, casado com Lusia Cordeiro. Quando já existia um pequeno núcleo de povoação, chegaram João Soares Franco e seu irmão Constantino Soares da Silva, que graças ao trabalho desempenhado, à sua índole política e poder de liderança, muito contribuíram para o fortalecimento social e econômico do lugar. Há quem atribua a estes dois irmãos a fundação do núcleo, sendo que outras fontes afirmam ser obra de imigrantes poloneses e alemães e outras de ucranianos a poloneses. O que deu consistência à povoação de Contenda foi o advento Estrada do Imperador, que recebeu esta denominação após a visita do Imperador D. Pedro II à cidade da Lapa, em 1880. Esta via, conhecida por Estrada da Mata encontrava-se em péssimas condições de trafegabilidade, antes da vinda de sua majestade, sendo que sua melhoria foi autorizada pelo próprio Imperador, que desejava conhecer as terras paranaenses. Em 1878, o engenheiro inglês Walter Joslin, em companhia de seu concunhado Jaimes Good, deram início aos trabalhos de restauração da estrada. Nesta época residiam nas imediações, além de João Cruz, a família de Manduca Padilha e Moreira Pinto, mais tarde chegou o padeiro Pedro Mildemberger. O território do município foi citado quando a Lapa se tornou freguesia, não como Contenda, mas sim como Lagoa das Almas "...foi erecta a 13 de junho de 1769. O seu Orago é o sr. Santo Antônio a quem se dedicou sua Igreja. Começa o seu limite no Ribeirão chamado de Izabel Alz'q, e está junto a Lagoa das Almas...". E também na descrição da viagem do Imperador Pedro II ao Paraná, feita por Sebastião Ferrarini "...O único incidente ocorrido na viagem pelo Paraná foi quando, ao passar por Lagoa das Almas (no dia 2 de maio de 1880), tombou uma carruagem, pisando-lhe o cocheiro". Em 1895, colonos alemães e poloneses fundaram próximo ao rio Iguaçu o núcleo colonial de Contenda. Algum tempo após a fundação, a Colônia Contenda transformou-se em Distrito Administrativo no município da Lapa. Romário Martins nos diz que " ...em 1932, o distrito possuía 15.000 habitantes, era próspero e aspirava constituir-se em município autônomo". A Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, criou o município de Contenda, com território desmembrado do município da Lapa. A instalação oficial deu-se no dia 14 de dezembro de 1952. O primeiro prefeito municipal foi Estanislau Szczypior. Hino do município de Contenda Letra por Hildemar Cardoso Moreira e José Pereira Melodia por Reynaldo Valascki Descendente do audaz imigrante Que aportou neste lindo rincão Nasce a gente altaneira e gigante Bandeirante do agreste sertão Hoje os filhos da raça pioneira Trabalhando com força e ardor Honram as cores da nossa bandeira No trabalho, na fé e no amor. Estribilho Fostes vila em setembro E cidade em novembro E teu povo sempre ordeiro Fez de ti grande celeiro Trabalhando sem parar Nunca deixa de cantar Contenda amada, Contenda amada, Terra por Deus abençoada. Nestes campos e nestas serras Onde a vida feliz se refaz Veio o filho de outras terras Encontrar o abrigo e a paz E a bênção de São João teu padroeiro Fez brotar as riquezas do chão És orgulho do povo brasileiro Oh Contenda, querido torrão. Fostes vila em setembro E cidade em novembro E teu povo sempre ordeiro Fez de ti grande celeiro Trabalhando sem parar Nunca deixa de cantar Contenda amada, Contenda amada, Terra por Deus abençoada.


Não será transmitido ao Vivo




Finados

Data: 02/11/2020 às 00:00:00

Local: Nacional

Descrição: O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional. A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram. Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram. Origem do Dia de Finados Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrados. A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro. No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas. A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que já faleceram. O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.


Não será transmitido ao Vivo




Dia de Todos os Santos

Data: 01/11/2020 às 00:00:00

Local: Nacional

Descrição: O Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro e não é feriado no Brasil. Esta data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos. Assim, é destinado a todos os santos conhecidos ou não pela igreja e decorre há muito anos. Santos são aqueles que viveram uma vida de acordo com os ensinamentos do Evangelho e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto a Deus. A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes. Origem da Festa de Todos os Santos A ideia de homenagear todos os santos teria começado por volta do século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Mais tarde, no ano 835 d.C, o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja. De acordo com as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim) em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados, em 2 de novembro. Comemorações em outros países Os portugueses celebram o Dia de Todos os Santos, também conhecido como o “pão por Deus”, com um dia divertido para as crianças. Geralmente em grupo e transportando um saquinho, elas vão de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces. O Dia de Todos os Santos é bastante comemorado no Peru. Lá, além de visitar as campas dos entes queridos falecidos, os peruanos preparam pratos tradicionais para oferecer de forma simbólica aos mortos. As crianças são vestidas com roupas de festa. Ao encontrar uma criança semelhante a uma falecida, essa família presenteia a tal criança com “anjos”. Os chamados "anjos" são pãezinhos típicos ou doce de batata doce que são decorados de forma bonita e cuidadosa.


Não será transmitido ao Vivo




Halloween - Dia das Bruxas

Data: 31/10/2020 às 00:00:00

Local: Internacional

Descrição: O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro. Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Assim, adaptou-se através do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween. Etimologicamente, a palavra "halloween" é derivada da expressão inglesa "hallow evening", que em português significa "noite sagrada". Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, e era celebrada pelos povos celtas, chama-se de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en, até chegar à forma atual Halloween. Origem do Halloween A celebração original era chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão" Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, e era celebrada pelos povos celtas, chama-se de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en, até chegar à forma atual Halloween. As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos. Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal". As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra. Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram. Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil com direito a fantasias, doces e brincadeiras. Também as igrejas protestantes perseguiam quem comemorava este dia. Dia das Bruxas nos Estados Unidos Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana. Nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou travessuras?", em português). Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma “pegadinha” na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho". Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a “travessura” mais comum durante o Halloween. Dia das Bruxas no Brasil O Halloween é uma festividade muito recente no Brasil trazida a partir da cultura norte-americana em filmes e séries de TV. No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade. Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de outubro, constituindo uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas.


Não será transmitido ao Vivo