Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
Contenda, 21 de novembro de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Vereadores
João Fernandes Ribeiro - PSDB
16ª LEGISLATURA

Presidente Atual
João Fernandes Ribeiro
Antônio Carlos Ferreira Padilha - PSBAry Alberti Neto - PDT
Fábio Cavalim da Silva - DEM
Gilmar Camargo Rosa - PSC
João Gilmar Fiatkoski - PEN
Joel de Souza - PEN
Silvio Espinola - PTB
Simone Bojano - PMDB
Expediente
enquete

Você assiste as transmissões das Sessões via On-Line?
SIM
NÃO
História do Município

Webline Sistemas

Histórico

 

O Município

Em 1895, colonos alemães e poloneses fundaram perto do Rio Iguaçu, em território do município da Lapa, uma colônia que recebeu o nome de Contenda. O local, graças ao trabalho ordeiro e pacífico destes colonos passou a categoria de distrito administrativo.

De acordo com a Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, Contenda foi elevada à categoria de município, sendo desmembrado da Lapa e instalado oficialmente a 14 de dezembro de 1952, data em que foi empossado Estanislau Sczypior como primeiro prefeito municipal eleito e Antonio Borkowski primeiro presidente da Câmara Municipal de Contenda. A partir daí Contenda entrava numa nova fase da história, agora como município autônomo.

Fonte: CONTENDA: Sua História e Sua Gente de Hildemar Cardoso Moreira.

 

 

Poder Legislativo

A Câmara Municipal de Contenda foi instalada no dia 14 de novembro de 1952, em solenidade ocorrida no salão de festas do Clube Recreativo 1º de setembro. Neste ato também foi realizada a posse do Prefeito e Vereadores eleitos e a eleição da mesa diretiva, elegendo o Sr. Antônio Borkowski o Presidente da Câmara.

A partir daí os Senhores Estanislau Szczypior, prefeito eleito, e Antônio Borkowski enfrentaram um grande desafio. Receber um município recém-criado, com escassez de recursos financeiros e sem uma estrutura para iniciar os trabalhos.

“A casa eu cedo gratuitamente, aquela de madeira que foi residência de Eusébio Padilha”, disse o prefeito. “Quanto aos móveis, nós temos que nos associar compadre, porque não possuo dinheiro para tanto”, dirigindo-se a Antônio Borkowski.

Posteriormente, foram buscar informações junto a Prefeitura do município vizinho da Lapa referente a questões de orçamento e pessoal, iniciando o desenvolvimento e crescimento deste município. 

Fonte: CONTENDA: Sua História e Sua Gente de Hildemar Cardoso Moreira.

 

http://www.camaracontenda.pr.gov.br/principal/images/galerias/historico/historico_01.jpg                                           

Na foto, local onde a Prefeitura e a Câmara de Vereadores foram instaladas, quando o município foi criado. (Fonte:http://fotopassado.blogspot.com.br).

http://www.camaracontenda.pr.gov.br/principal/images/galerias/historico/historico_02.jpg

Na foto, a Residência número 6 é de Eleutério de Souza Padilha, onde a Prefeitura e Câmara de Vereadores foram instaladas inicialmente.

Na primeira reunião Ordinária, realizada no dia 18 de dezembro de 1952, foram escolhidos os membros das comissões permanentes, que ficaram assim constituídas: Legislação e Justiça: Carlos Baumel Filho, Izauro Moro e Vitório Barbosa; Finanças e Orçamento: Izauro Moro, Antonio Wosniak e José Steffel; Agricultura, Indústria e Comércio: José Burda, João Palusque Sobrinho e Antonio Wosniak; Viação e Obras públicas: João Palusque Sobrinho, Izauro Moro e José Burda; Higiene, Assistência Social, Educação e cultura: João da Silva Freitas, Antonio Wosniak e José Steffel.

Na mesma reunião ordinária, foi apresentado o Projeto de Resolução que tratava da adoção do Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba, enquanto esta Câmara não deliberasse a respeito do seu próprio regimento. Foi adotado também o Código de Posturas do Município da Lapa, até a instituição do próprio código municipal.

            Na sessão do dia 17 de março de 1964, quando a câmara procedeu à eleição do 1º Vice-Prefeito. Na oportunidade, foi eleito, com cinco votos, por escrutínio secreto o Sr. Estanislau Smalarz, tendo quatro votos contrários, sendo empossado em 31 de março daquele ano. Tal eleição se deu em obediência a legislação em vigor naquela época.

No ano de 1970, a aprovação da Lei Municipal nº189 é um fato que merece destaque. A Lei instituiu os símbolos municipais: brasão, bandeira e o hino. O brasão e a bandeira iniciaram-se de um desenho feito pelos senhores Adhelmar Sicuro, Fernando Iurk Sobrinho e Hildemar Cardoso Moreira e realizado por Ramon de Tal, técnico em heráldica.

Na gestão do Prefeito Zacarias Mendes de Paula (1969-1973), foi construído o prédio onde funciona a Prefeitura até os dias de hoje, registrando que a Câmara Municipal funcionou em locais cedidos pela prefeitura até a construção de sua própria sede em 2010.

http://www.camaracontenda.pr.gov.br/principal/images/galerias/historico/historico_03.jpg

Na Foto, mostra o prédio da Prefeitura onde a Câmara funcionava em uma sala cedida até a inauguração de sua sede própria em dezembro de 2010.

Em que pese ser um poder independente, a Câmara Municipal de Contenda só teve sua própria organização nos aspectos contábil, financeiro e patrimonial a partir do ano de 2000, quando foi aprovada através da Resolução Nº01 de 18 de janeiro de 2000 a sua descentralização, consistindo tal ato num marco histórico da instituição, e de grande relevância na atuação que lhe é destinada pela Constituição Federal.

A partir deste momento, a Câmara passou a ter o seu quadro próprio de funcionários, sendo então contratados: um assessor jurídico, um assessor contábil e uma assessora administrativa, sendo que anteriormente a esta descentralização a Câmara Municipal tanto na parte administrativa e contábil era desenvolvida por servidores cedidos pelo Poder Executivo Municipal.

A seguir, um breve relato da concretização da construção da sede própria:

·         1998 : Aquisição da área de 1.135 m² pela prefeitura;

·         1999: Primeiro esboço de projeto para construção;

·         2007:Criação do fundo especial para angariar recursos financeiros para a obra, e a doação por parte da prefeitura do citado terreno à Câmara Municipal. Também em 2007, a contratação de uma empresa para elaboração dos projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico, som, prevenção de incêndio e outros);

·         2008:Primeira licitação visando a construção da sede, que por vários motivos não se concretizou;

·         Início de 2009:Readequação dos projetos e a realização de nova licitação para contratação de empresa para construção do prédio;

·         Final de 2009:início da construção e em dezembro de 2010 a finalização e inauguração da obra;

 

http://www.camaracontenda.pr.gov.br/principal/images/galerias/historico/historico_04.jpg

Na foto, área interna da primeira sede própria da Câmara, o local é a sede atual do legislativo.





melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
















Próxima Sessão

40ª Sessão Ordinária - Dia 20 de Novembro de 2017 às 19:00hs. - Transmissão ao Vivo - ON-LINE

41ª Sessão Ordinária - Dia 27 de Novembro de 2017 às 19:00hs. - Transmissão ao Vivo - ON-LINE

Configuração Mínima para Assistir a Transmissão - Internet Mínima 500 Kbps Download.

Agenda de Eventos
Galeria Multimídia
Galerias
CÂMARA MUNICIPAL DE CONTENDA
Rua Temótheo Cordeiro, 165 - JARDIM PARANÁ
- CEP 83.730-000 - CONTENDA - PR
Telefone: (41)3625-1938 / (41)3625-2443
Total de Visitas: 29421   |  Online: 3

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
Nome: Câmara Municipal de Contenda
E-mail: ouvidoria.cmcontenda@gmail.com
Telefone para esclarecimentos: (41) 3625-1938
Atendimento: De Segunda a Sexta-Feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Logo



2017 © Todos os direitos reservados